sábado, 24 de março de 2007

Os primordios do remo no século XIX

Bom dia amigos... nos estamos sendo novamente atarefados pela professora e podemos perceber que o trabalho ganha um rumo difícil e complicado! Não faço muita idéia do que escrever no momento e o google não está me ajudando muito, então irei começar com uma breve introdução!
Como a maioria dos esportes, no princípio, o remo não era esporte, mas sim um belo meio de locomoção, transporte e é claro... uma bela arma para se usar em guerras! Com esses fins, algumas civilizações como: Grécia (principalmente Atenas) e Persa desenvolveram essa atividade. Entretanto, no século XVIII, o remo surgiu como esporte pela primeira vez na Inglaterra com uma prova anual de skiff (modelo de barco). No entanto, o remo somente tornou-se popular no século XIX. Pequena pausa... estava consultando um site e lá estava escrito o seguinte período: “Como esporte, sua origem mais provável é a Inglaterra vitoriana dos séculos XVII e XVIII. No entanto a popularização só aconteceu no século XIX” alguém ensina história para esse cara... mudei o site de consulta... Agora voltando ao assunto que realmente interessa, o remo... como ia falando ele tornou-se popular no século XIX... agora porque isso aconteceu?? Bem, no século XVIII a Inglaterra contava com uma população de 6 milhões de pessoas das quais 400 mil, pelo menos eram barqueiros e transportavam mercadorias pelo Tamisa! Isso foi gerando um clima de competição devido ao fato de os barqueiros ganharem mais dinheiro por travessias mais rápidas! Dessa forma começaram a ser efetivadas competições com prêmios especiais para os barqueiros e para os jovens da região! Nessa época começaram a surgir os clubes de remo e competições... incluindo uma que premiava o melhor barqueiro da cidade anualmente!
Enfim, onde quero chegar com toda essa ladainha?? Bem, aqui está a resposta! Essas competições abriram caminho para que no século XIX fosse realizada, mais precisamente em 10 de julho de 1829, em Henley-on-Thames, a primeira prova da tradicionalíssima competição entre as universidades de Oxford e Cambridge, na época mais de 20 mil pessoas acompanharam a prova que conquistou não só os europeus, mas tomou espaço em toda a Europa, levando o remo as graças, quase isso, do mundo!
Para finalizar... espero que tenham gostado do texto e voltem sempre... as informações desse texto estão em dois sites... um eu não lembro o nome e o outro é:http://esporte.uol.com.br/pan/2007/modalidades/remo/

Nenhum comentário: